Cidadania Via Administrativa

A cidadania italiana iure sanguinis é transmitida a partir do(a) ascendente italiano(a) sem limite de gerações, mas com restrição naquilo que se refere à descendência por parte materna: têm direito à cidadania apenas os filhos de mulher italiana nascidos a partir de 01/01/1948, e seus descendentes.

Cidadania Linha Materna

Antes da promulgação da constituição da república italiana, apenas homens podiam conceder a cidadania italiana para os filhos.

Com a promulgação da Constituição Republicana aos 01.01.1948, a mulher passou a ser considerada como igual ao homem perante a lei.

Pesquisa e busca de certidões na Itália

Oferecemos os serviços de pesquisa e busca de certidões italianas diretamente na Itália, através dos dados fornecidos pelos próprios clientes.

Diffida

Notificação extrajudicial ao Consulado para dar ciência ao descumprindo a Lei italiana por não finalizar o processo de reconhecimento da cidadania dentro do período de 730 dias na fila.

Esse pedido só poderá ser feito após o requerente ter completado mais de 730 dias (2 anos na fila do Consulado.

Prazo: Após o envio da Diffida ao Consulado, eles normalmente respondem a manifestação no prazo de até 6 meses.

Naturallização pelo casamento

As mulheres estrangeiras que contraíram casamento até a data de 27/04/1983, com cidadãos italianos regularmente inscritos no registro consular (anagrafe), têm direito ao reconhecimento automático da cidadania italiana.

No caso dos homens ou dos casamentos contraídos a partir de 27/04/1983 é feito o processo de NATURALIZAÇÃO.

Reconhecimento para filhos de italianos nato na Itália maiores de 18 anos.

Processos de cidadania relativos aos filhos maiores de cidadãos italianos nascidos na Itália e regularmente cadastrados no AIRE da Circunscrição Consular de sua residência. Não entram nesta tipologia os filhos de pessoas (nascidas na Itália ou no exterior) que obtiveram o reconhecimento da cidadania italiana em um momento posterior. Este canal preferencial representa uma inovação significativa para reduzir as filas de espera para o reconhecimento da cidadania italiana.

Essa modalidade está disponível para o Consulado de São Paulo

Cadastro no Consulado Italiano (AIRE)

A I R E – Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior.

Se você acabou de reconhecer a sua cidadania italiana na Itália e voltou ao Brasil, tem o dever de se inscrever no A.I.R.E e informar seus dados de residência.

Também é dever do cidadão italiano informar ao Consulado sempre que houver mudanças em sua vida civil (mudança de endereço, casamento, divórcio, nascimento de filhos,..)

Análise de documentos

Oferecemos uma análise minuciosa de seus documentos, onde verificamos se a documentação está correta e o mais importante, se os dados contidos nas certidões estão corretos e se correspondem entre eles.

Retificação de documentos

Oferecemos o serviço de retificação de documentos diretamente nos cartórios ou através da justiça brasileira.

Entre em contato!

Entre em contato!